Notícias e Eventos

Onde estou:

Repasse do encontro a nível diocesano, sobre a liturgia.

No sábado, dia 17/08, aconteceu na Matriz, o repasse  do encontro a nível diocesano, sobre a liturgia, que ocorreu no final do mês de junho, com o padre Hernaldo, mestre em Teologia Dogmática e doutor em Sagrada Liturgia, pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma, Itália.
Para esse repasse foram convidadas todas as equipes de liturgia da matriz e das comunidades.
Foi ressaltada a importância da preparação da equipe de liturgia, para que  tenhamos uma boa celebração. Essa preparação envolve tanto a parte espiritual quanto a técnica.
Na preparação espiritual é muito importante que se faça a “lectio divina”,( leitura orante), das leituras , salmo e  do evangelho, para  que a partir dessa leitura possa ser tirada a mensagem do dia.
Lembrando sempre que os leitores estão naquele momento, proclamando a palavra de Deus, por isso a importância da leitura orante e de uma boa dicção ao proclamar a palavra. 
Quanto a pessoa do comentarista, este deve ser claro, fazer breves  comentários e de forma objetiva.
A Missa é o culto mais sublime que oferecemos ao Senhor. Nós não vamos à Missa somente para pedir, mas também para louvar, agradecer e adorar a Deus. A desculpa de que rezar em casa é a mesma coisa que ir à missa, é muita pretensão da parte daquele que quer fazer da reza particular algo melhor que a missa, que é celebrada por toda uma comunidade!
Vamos à Missa para ouvir a Palavra do Senhor e saber o que o Pai fala e propõe para a sua família reunida. Não basta ouvir! Devemos pôr em prática a Palavra de Deus e acertarmos nossas vidas (conversão). O fato de existir pessoas que frequentam a Missa, mas não praticam a Palavra jamais deve ser motivo de desculpa para nos esquivarmos de ir à Missa; afinal, quem somos nós para julgarmos alguém? Quem deve julgar é Deus! Ao invés de olharmos o que os outros fazem, devemos olhar para o que Cristo faz! É com Ele que devemos nos comparar! 

Por: JSA | Fonte: Angela Robaldo | Fotos: JSA

publicidade
publicidade
publicidade