Notícias e Eventos

Onde estou:

Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

No domingo (14/02) as Igrejas Cristãs da cidade de Dourados lançaram a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016. Com o tema ‘Casa Comum e Nossa Responsabilidade‘ e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24), a abertura da CFE 2016 foi realizada no Jorjão.

Vários padres, diáconos e religiosos participaram da Celebração Ecumênica. Dom Henrique Aparecido de Lima acolheu todos os presentes, juntamente com os pastores das Igrejas Evangélicas de Dourados.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 foi aberta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), nesta Quarta-feira de Cinzas, 10, na sede da Conferência, em Brasília (DF).

Também Autoridades Políticas e Administrativas participaram da Celebração Ecumênica, que anteriormente foi aberta com várias apresentações culturais e religiosas.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) é uma iniciativa que tem sido realizada a cada cinco anos por diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada Igreja tem de bom. A primeira CFE foi organizada no ano 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005 , falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”. Em 2010, o tema versou sobre “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Este ano, a Campanha da Fraternidade é realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). A proposta está em sintonia com a Encíclica do papa Francisco, “Laudato Si, visando debater com a sociedade questões do saneamento básico a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.

Pela quarta vez, a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica. Nesse ano, tem como objetivo geral “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.

A Celebração Ecumênica foi transmitida pela Rádio Coração, com destaque para um ouvinte, nosso bispo emérito Dom Redovino Rizzardo que está em retiro na cidade de Mariápolois - SP mas sempre ouvindo a rádio, inclusive este importante momento para a Igreja Católica, em ecumenismo.

Por: PASCOM | Fonte: Diocese Dourados

publicidade
publicidade
publicidade