A Paróquia

Onde estou:

Pastoral da Saúde

  • Segunda-feira, 24 de Setembro de 2012 às 15:30:30.
    Atualizado em 05/11/2012 às 15:02:10.

    Por Pascom.

...

Pastoral da saúde

A pastoral da saúde começou mais ou menos no ano de 1981 com a chegada das Irmãs de São José, Ir. Leonora, Ir Santina e Ir. Chica.

Ir. Leonora com a dona Ramona de Araujo O. Dutra e Terezinha Moroni atendiam a Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança e Pastoral Social, todas juntas.

Elas atendiam nos fundos da Capelinha, numa sala de madeira (antiga casa paroquial). As agentes eram muito bem preparadas com encontros em Dourados, Campo Grande e Cuiabá, onde não ficava o descuido da mística e espiritualidade.

Mais tarde o povo foi atendido por vários anos atrás da sacristia entre o Salão Paroquial e a Igreja. Depois com a chegada do Pe. Félix e a saída das Irmãs de São José o padre nos ofereceu a cada das irmãs que por meses estava vazia. Nesse tempo não tivemos mais cursos, pois a Diocese não havia assumido como prioridade, mas pediu que nós continuássemos trabalhando. Foi assim que continuamos lutando com pouca gente preparada a ser a nobre idéia do Pe. Félix de enviar os ministros Pedro e Esmeralda para Curitiba fazerem o curso Auriculoterapia, que é para tratar qualquer doença, principalmente viciados em álcool, cigarro e drogas.

Com a chegada da Rádio Auxiliadora foi dividida a casa das irmãs, ficando a Pastoral da Saúde com os fundos. A Pastoral atende com ervas, xaropes, própolis, pomadas, garrafadas, cálcio, magnésio, cloreto de magnésio, auriculoterapia.

Temos vários livros para guiarmos, e como diz no livro “A Saúde brota da Natureza”, de Jaime Bruning: Não existe doenças incuráveis, mas apenas existem “doentes incuráveis” por que não se tratam certo e não se tratam em tempo. Por isso procurem-nos que poderemos orientá-los e tratá-los.

Nestes anos foram preparadas várias equipes de Bioenergética, com início em outubro de 1996. Assim com a orientação da Irmã Franciscana que era coordenadora da Pastoral da Criança, mas sempre tinha um tempinho para a Pastoral da Saúde. Como algumas assessoras adoeceram terminou a bioenergética e com isso enfraqueceu o grupo e a procura do povo.

Mas não deixamos de continuar cuidando das plantas medicinais e conservas que as Irmãs tinham em sua horta e fazendo a missão que nos foi confiada.

O objetivo geral da Pastoral da Saúde é evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde a luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida.

A Pastoral da Saúde atende todas as terças e quartas das 13:00 às 16:00h

Nelci Pallaoro

 

publicidade
publicidade
publicidade