25 de Março – Solenidade da Anunciação do Senhor

Publicado em: 25/03/2022 11:22


“Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.” (cf. Lc 1,31)

A Liturgia da Solenidade da Anunciação do Senhor celebramos o mistério da Encarnação do Verbo de Deus na Virgem Santíssima. O dia 25 de março é exatamente nove meses que antecede a Solenidade do Natal de Jesus Cristo, por isto a importância da solenidade de hoje, em que a Anunciação e a Encarnação são celebradas e, claro, onde a Virgem Santíssima torna-se a Mãe de Deus. Além disto, a celebração traz o Sinal do Deus tão esperado para a Salvação da Humanidade, por isto as Leituras e o Evangelho enfatizam o Emanuel nascido da Virgem, a Anunciação do Anjo à Maria e Jesus Cristo como sinal de Libertação.

A Primeira Leitura, retirada do Livro do Profeta Isaías (Is 7,10-14;8,10), demonstra o sinal de Deus dará a Casa de Davi, como demonstração do seu poder e do seu plano em trazer a Salvação ao Povo escolhido e, consequentemente, estar no meio do Povo. Assim, “disse o profeta: (…)Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, porque Deus está conosco” (cf. Is 7,14. 8,10).

O Evangelho de Lucas (Lc 1,26-38), o autor sagrado relata a concretização do sinal de Deus a Casa de Davi: a Anunciação do Anjo à Virgem Maria, através da Encarnação do Filho de Deus pela ação do Espírito Santo. Assim, pelas palavras do anjo: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim” (cf. Lc 1,31-33).

A Segunda Leitura extraída da Carta aos Hebreus (Hb 10,4-10), recorda-nos o porquê Jesus Cristo veio a este mundo: fazer a vontade de Deus e tornar-se o verdadeiro sacrifício que santifica toda humanidade. Afinal, “é graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas” (cf. Hb 10,10).

Que ao celebrar a Solenidade da Anunciação, lembre-nos que é um momento propício de esperança e, também, de conversão, afinal vivemos o Tempo da Quaresma, tempo para rememorar o Sacrifício de Amor que iniciou na Solenidade de hoje. “Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembleia” (cf. Sl 39(40),11).

Saudações em Cristo!

Por Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Contato

Rua Rio Branco, 3530 - Centro

pnsauxiliadora@gmail.com

+55 67 3481-1304

© 2022 Copyright: P.N.S Auxiliadora